Diario Pernambucano – Falsiê, mas sem farsas.

Romero Britto realizará “redesenho” do Projeto Novo Recife

Desde o início de junho deste ano, a Prefeitura do Recife, provocada pelas reinvidicações do Movimento #OcupeEstelita, tem se empreendido em um processo de negociação que pretende sanar as irregularidades que envolvem o Projeto Novo Recife. O empreendimento imobiliário foi aprovado pela administração municipal, em 2012, sem estudo de impacto ambiental e de vizinhança ou pareceres de órgãos responsáveis como IPHAN, DNIT e ANTT, além do protocolamento do projeto arquitetônico ter ocorrido sem a definição do terreno através do estabelecimento do parcelamento do solo.

Em documento apresentado há exatamente um mês, o prefeito Geraldo Júlio definia uma série de procedimentos que orientariam a negociação de tais entraves legais. Nele, ao invés da elaboração de um plano urbanístico para a área do Cais José Estelita, a Prefeitura elegeria diretrizes urbanísticas que orientariam o, assim chamado, redesenho do Projeto Novo Recife pelo consórcio de empreiteiras. Até o início desta noite, julgava-se que tais diretrizes não seriam apresentadas para avaliação da população antes da audiência pública sobre o empreendimento, que acontecerá amanhã à tarde. Porém, a convocação urgente para uma coletiva imprensa provou o contrário.

redesenho-novo-recife-romero-britto

“Paz, alegria, amor, amizade, esperança, sonho, harmonia e bondade. É disso que a cidade precisa e tais devem ser as diretrizes que guiarão o Consórcio Novo Recife na definição do seu projeto. Tudo isso, é claro, sem deixar de prezar pelo apelo comercial da iniciativa e identidade cultural que caracteriza nossa terra. Assim, não há ninguém mais capacitado a realizar o redesenho do Novo Recife do que um dos nossos maiores artistas: Romero Britto”, anunciou o prefeito em seu gabinete.

De acordo com o gestor, o atraso na divulgação das diretrizes teria se dado por problemas de agenda do artista plástico e um atraso no vôo que traria Romero Britto de Miami, cidade em que reside desde 1989. “Mas não temos dúvidas de que ele chegará a tempo para audiência pública de amanhã, todo lindo e colorido. Britto é uma unanimidade no gosto de todos os brasileiros. Temos certeza que arrancará aplausos de todos e não somente de uma fiel claque”, afirmou o empresário Paulo Tolette Barroso. Mesmo assim, a notícia já foi alvo de críticas que apontam uma tentativa de maquiar a revisão do projeto. “Além de dar as costas para a cidade, agora as doze torres do Novo Recife vão fazer a paisagem de um bairro histórico, como o de São José, parecer um verdadeiro mostruário de capinhas de celular. Já a legalidade está longe de se tornar uma diretriz que valha para o projeto…”, declarou Lina Pelejeia, integrante do Movimento #OcupeEstelita.

O vídeo abaixo define as principais questões que envolvem a audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, 17 de julho, às 14h, na Fafire, localizada na Avenida Conde da Boa Vista, 921. A entrada é livre e garantida a toda a população.

10561569_345546362259017_7423935890633018618_nlala

Comentários

comentários

URL curta: http://www.diariopernambucano.com.br/?p=15979

Publicado por em 17 julho 2014. Arquivado em Destaques, Mauritsstad, Últimas. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

15 Comentários para “Romero Britto realizará “redesenho” do Projeto Novo Recife”

  1. Flavio Arruda

    Essa Cais Estelita, dará uma nova vida todas as áreas no seu entorno. Ontem naquela área e o que se pode vê é uma feira livre de objetos no final da Avenida Dantas Barreto, praça abandonada com mendigos e drogados. É isso que o povo de Recife quer? Vamos acabar com essa hipocrisia. A orla de Boa Viagem é um paredão e ninguém diz nada. Olinda também estar se tornando outro paredão. Que venha outros lugres abandonados desta cidade e se modernize sem afetar a sua parte histórica!!

    • Monike Filgueira

      De verdade, é preciso responder sua pergunta? ( praça abandonada com mendigos e drogados. É isso que o povo de Recife quer? )

      Pq se for, eu respondo.
      Ninguém quer isso, o que é obvio e lógico. Não se faz essa pergunta. Tsc. Tsc. Tsc. Até quem for o ‘drogado e abandonado’ que você fala ai, vai dizer que NÃO quer.
      Queremos um novo desenho do projeto. Algo que não modifique a paisagem e não crie empregos sub-alternos e outras mil coisas que eu poderia ficar o resto do dia falando……………………………………………..!!!!

      Quem é contra tem que se informar, pelo amor de Deus. Chega de ignorância.

    • Susan Dias

      Concordo com você Flávio. Até agora eu não consegui entender esse furdunço. Que me perdoem os integrantes desse movimento bairrista, mas para mim qualquer projeto que venha trazer qualidade e valorização para essas áreas que há muito tempo vivem abandonadas e improdutivas, servindo apenas como local para prostituição infanto-juvenil, tráfico e consumo aberto de drogas, que não oferece se quer condições seguras de se transitar sem uso de veículos motorizados pelo risco iminente de assaltos. O que se precisa é deixar de se agir com estrelismo. Já se faz tardia a revitalização da nossa querida Recife.

  2. Pedro

    Totalmente de acordo, chega de hipocrisia. A área vive abandonada há anos. Vamos fazer um movimento contra favelização da cidade, contra o abandono das áreas do centro, isto niguém quer não é mesmo? Dá menos visibilidade. A proposta de aumentar a poluição visual com figuras de gosto questionável e particular a meu ver é inteiramente descabida e ainda mais oportunista.

  3. Marcela Couto

    Vcs não perceberam ainda que este site é uma sátira com vários assuntos do momento? É só ler os outros arquivos…..rsrsrsrsrsrs

  4. Diogo Passarelli

    O projeto novo recife trará mais trânsito, adensando populacional para a região, o consórcio foi fraudulento e com a a repercussão mundial da situação espero que não saia do papel e as pessoas envolvidas sejam investigadas. Um local público deveria servir para o bem comum da população e não a uma minoria e as construtoras que não tem compromisso nenhum com a cidade e seus moradores, apenas com o lucro.
    As pessoas estão se unindo e descobrindo a força que tem e os poderosos estão incomodados em perder essa disputa, afinal eles tem tanto a perder. Que esse seja um exemplo de como podemos nos manifestar e exigir nossos direitos. Parabéns a todos que tem participado dessa luta.
    Eu me organizando posso desorganizar!

  5. John

    Acho que apesar destas imagens serem ilustrativas um pouco pesado
    E para isto talvez funcionar seria super interessante inserir além do romero alguns outros artistas da região sobre o aspecto atual
    Seria perfeito dar um novo ar a cidade não descaracterizando
    A parte história e claro.

  6. Pedro

    Acho que o povo deveria se mobilizar com outras coisas, vão acampar em Brasília e lutar pelo nosso dinheiro dos nossos impostos.
    O Estelita é um cacareco velho caindo aos pedaços e uma parte da população acha aquilo “bonito” ? Isso é que é querer morar no mangue com os carangueijos. Fontes me falaram que todo esse agito foi por política por trás dos jovens com fins eleitoleiros. Igualsinho ao MST. O povo é duplamente burro, por cair nessa e por querer a cidade parada no tempo ou invés de um pouco de progresso para nós.

  7. Pedro

    Romero Britto, seu trabalho é bonito e colorido, mas na parede uma uma casa. Acho péssima idéia essa dos prédios. Queremos as torres modernas com aço, concreto e vidros, muitos vidros. Não acho nada bonito pintar as torres.

  8. Mais bakana seria se fosse uma iniciativa das comunidades em divulgar trabalhos de seus moradores que ainda não tiveram oportunidade de mostrarem o que produzem. Principalmente no Recife que é um pulsar de talentos que realmente produzem Arte como por exemplo a galera que participou do Recifusion. No mínimo seria mais contemporâneo.

  9. Angelo Fabio

    Não duvide da capacidade de uma elite que só tem cifras na cabeça! Toda piada tem um fundo de verdade!

  10. Carlos

    Que ridículo! O cara não é arquiteto nem profissional da área de ciências exatas.
    Que tal construir, naquela área, um MACONHÓDROMO” em forma de uma pedra de CRACK gigante???

  11. isete

    Cara, muito massa esse podcast falsiê!
    Eu também acho que Brennand seria melhor hein, rsrsrs.
    Esse site tá cada vez mais massa!

  12. parabéns! notifique qdo publicar novos pods! muito bom sua locução e texto! parabéns!

  13. […] na sede da Prefeitura de São Paulo. Romero Britto ficou bastante conhecido no Brasil quando redesenhou o projeto Novo Recife, grandiloquente conjunto de prédios ainda a ser construído na capital de […]

Deixe uma Resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Siga-nos no Twitter

Curta-nos no Facebook

Confira nosso canal no Youtube

Últimas Notícias

Imagens

Fazer login | Desenvolvido por RackTheme