Diario Pernambucano – Falsiê, mas sem farsas.

Recife será a primeira cidade do mundo a ter túnel boiando sobre um rio

Abolichão.

Criatividade de engenharia fará gôndolas passarem por túnel.

O Túnel da Abolição, em obras na Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre, no bairro da Madalena, em Recife, deveria ter sido inaugurado em 2014. Entretanto, ainda que os profissionais envolvidos estejam sedentos pela conclusão, a permanente presença de água impede o desfecho. Segundo conspiração corrente pela cidade, trata-se secretamente da primeira etapa da transposição do Rio Capibaribe.

“É impossível banhar-se duas vezes no mesmo rio? No Túnel da Abolição, Heráclito está enganado. Erros se repetem. É incrível terem feito o buraco sem ter pesquisado minimamente para saber que ali passava um riacho. É incrível não terem planejado para a impermeabilização, sabendo que em Recife dá água em qualquer dois palmos que você cava”, disparou Leandro Parmênides Solto, urbanista da UFPE.

A obra, com status faraônico – 287 metros de extensão e uma das mais importantes obras que compõem o corredor de GRT (Gôndola Rapid Transit) Leste-Oeste -, colocará o Recife na história internacional da engenharia. O túnel será o primeiro da história a boiar sobre um riacho, literalmente. Antes da malha urbana tomar conta do local, havia uma nascente que, hipoteticamente, não existia mais. No entanto, a água continua seguindo seu curso e a despeito disso a inserção do túnel se deu. O governo afirma que se trata tão somente do lençol freático em processo de domesticação.

Bica

Caso seja impraticável, Túnel da Abolição já está cogitado para ser o “poço artesiano mais caro do mundo”. Obra tem sido carinhosamente chamada de “Bica da Abolição”.

“Por via das dúvidas e para evitar perda de dinheiro público, a obra será de uso misto: transporte terrestre e fluvial (com ênfase no turismo). Carros e Gôndolas farão do Recife uma moderna Veneza Brasileira. Ademais, quem VAZOU essa informação de que havia uma nascente ali? Qual a FONTE dessa notícia? Da imprensa JORRAM calúnias!”, se defendeu Adalberto Rios, secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades.

Magdalena - 1644

Mapa de 1644 mostra (em vermelho) o caminho de alocação do túnel, onde outrora corria um riacho.

lala

Comentários

comentários

URL curta: http://www.diariopernambucano.com.br/?p=21597

Publicado por em 26 março 2015. Arquivado em Destaques, Mauritsstad, Últimas. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

13 Comentários para “Recife será a primeira cidade do mundo a ter túnel boiando sobre um rio”

  1. Roberto Silva

    Se servir de consolo aos amigos de Recife,aqui em Natal também tá cheio de engenheiros formados,no exterior ,em Bosta.Tem várias obras que a gente ri pra nao chorar.
    Fizeram uma ponte estaiada chamada Newton Navarro (chique e caríssima),que liga a zona Sul a Zona Norte,que fica anterior ao porto da cidade.Só que esqueceram que o porto iria ser reformado pra receber navios de cruzeiro.Ocorre que fizeram a ponte muito BAIXA e este tipo de navio não consegue passar por baixo dela.Pense num povo inteligente!
    SDS à todos!

  2. Ranilson Arruda

    Roberto,
    Suas observações são pertinentes, no entanto, a Fase de Estudos e Projeto é pouquíssimo valorizada em Nossa nação. No Japão esta fase dura 5 anos, pra uma obra que será executada em 1,5 ano.
    Temos que mudar nossa cultura.
    Pergunto: quem ao executar uma reforma pede licença na Prefeitura e contrata um arquiteto e/ou engenheiro?
    Conclusão: precisamos mudar nossos valores.

  3. Bruno

    Ranilson, esse argumento não vale. Quer dizer que as prefeituras do Recife e de Natal não contrataram engenheiro? Chamaram seu Zé, o “predreiro” e fizeram um puxadinho? Há muito mais entre a obra e o uso do dinheiro público do que a nossa vã criatividade possa especular

  4. Andréa Leite

    Nis EUA até para vender uma casa tem que haver uma inspeção para dar o laudo da situação elétrica e estrutural dos imóveis. Pais de primeiro mundo é outra coisa é por aqui vejo que as pessoas não querem e não procuram mudar. É a triste realidade do Brasil.

  5. Paulo Cavalcanti

    Sugiro aos “críticos” recomendarem com urgênciparalisação das obras do metrô de Amsterdam, e ainda o fechamento imediato do túnel do canal da mancha, quanto ao metrô do Rio em Botafogo já deve estar inundado.

  6. Álvaro Matos

    E como sempre, tudo termina em água!

  7. Fábio Macedo

    Por quê não começam a dar os nomes dos engenheiros dessas obras? Ou são incompetentes ou são ladrões. Por quê não se cobra do CREA providências urgentes com relação à esse bando de inconsequentes? Por quê não pensamos em paralisar essa via em cima do túnel? Vamos nos unir. Não é só questão Federal, é Estadual e Municipal também. Chega!!!!!!! O nosso sofrimento diário está rendendo muito lucro pra os governantes. Basta.

  8. Samuel Buarque

    Pensem no lado positivo, o Sport pode treinar remo sem ter que por seus atletas na poluição do capibaribe, se puxarem um pouco mais a frente já cai direto no canal na Fiori já da para pensar numa integração das balças ou ponto turistico do catamaram.

  9. […] de amparar o pior trânsito da América do Sul, de possuir a primeira capital do mundo a contar com um túnel boiando sobre um rio e de suster o maior trecho curto de linhas aéreas da América Latina, a “província que deu […]

  10. […] data prevista para sua inauguração, o Túnel da Abolição, no Recife, ainda se encontra em obras por conta de pequenos detalhes no seu acabamento. Tudo porque, já finalizada a estrutura de concreto, descobriu-se que as escavações […]

  11. […] (Secid), o transtorno não teria ocorrido devido ao aumento do volume de água no lençol freático em meio ao qual a obra foi construída. Mas foi, antes, conseqüência do arrombamento e desligamento da caixa controladora das bombas de […]

  12. Cangaceiro

    As coisas estao indo de agua abaixo, o negocio e’ bolir um pouco no tunel da A Bolicao, colocar pessoas com baldes que retirariam as aguas acumuladas a cada um hora, essa agua seria doada para o povo paulista, que estao na secura. Ou poderiamos enviar esta agua para o sertao pernambucano, ou fazermos neve artficial, assim atrairiamos turistas do Brasil todo e faturariamos mais uns trocados para comprar comidas para as amantes dos vereadores e deputados.

  13. […] crise financeira criada pelo PT e os gastos que vem desprendendo com laranjas de grande porte como tuneis úmidos, novos bairros nobres, ônibus sanfonados e elefantes […]

Deixe uma Resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Siga-nos no Twitter

Curta-nos no Facebook

Confira nosso canal no Youtube

Últimas Notícias

Imagens

Fazer login | Desenvolvido por RackTheme