Diario Pernambucano – Falsiê, mas sem farsas.

Policiais militares de Pernambuco usam tarjas de identificação em braille durante protestos

De acordo com o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Carlos José Peleia, os uniformes utilizados por militares que atuam nas manifestações do Recife sofreram modificações inovadoras na última semana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), durante coletiva de imprensa realizada por membros da Secretaria de Defesa Social para esclarecer polêmicas relacionadas à atuação policial nos atos da última quarta (26). Na ocasião, o comandante da PM negou veementemente as denúncias de que militares estariam sem identificação nas fardas.

Tarjas estão acessíveis ao toque de qualquer cidadão.

“Desde a noite do dia 20 de junho, nossos homens usam nos coletes tarjas com seus nomes escritos em braille. Não se trata, portanto, de uma iniciativa padrão para dificultar denúncias de abuso de poder, tampouco de um indicativo de que há autorização oficial para 0 uso desmedido da força e a realização de detenções indiscriminadas. Pelo contrário! É uma medida inclusiva, preocupada com a acessibilidade de tal informação a deficientes visuais ou pessoas que tenham a visão prejudicada por sprays de pimenta, por exemplo”, disse Peleia. O comandante argumentou ainda que, caso seja constatado excesso na ação de um policial, sua identificação está ao alcance de qualquer cidadão. “A tarja encontra-se no lado direito do peito, basta tocá-la. É claro que o conhecimento básico da leitura em braille é necessário. Mas acreditamos que isso possa servir de estimulo à aprendizagem da linguagem, requisito cada vez mais imperativo em uma sociedade preocupada com a cidadania e inclusão social das pessoas portadoras de deficiência.” Nenhum dos participantes da coletiva de imprensa, porém, pronunciou-se a respeito dos relatos de arbitrariedades na prisão de jovens que participaram do último protesto .

Comentários

comentários

URL curta: http://www.diariopernambucano.com.br/?p=13929

Publicado por em 28 junho 2013. Arquivado em Cotidiano, Mauritsstad, Policial, Política. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

1 Comentário para “Policiais militares de Pernambuco usam tarjas de identificação em braille durante protestos”

  1. thiago

    vindo de um governador que nao coloca sua cara na frente verme fardado !!!

Deixe uma Resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Siga-nos no Twitter

Curta-nos no Facebook

Confira nosso canal no Youtube

Últimas Notícias

Entrar | Desenvolvido por RackTheme