Diario Pernambucano – Falsiê, mas sem farsas.

Ministro da Educação anuncia retorno de moral e cívica e extinção de filosofia, sociologia e história nas escolas

Modrogo

“Essas disciplinas são feitas apenas para esquerdizar a juventude”, afirma ministro.

Após anunciar a intenção de enxugar o Ensino Médio, através de uma Medida Provisória, Madrogo Filho, ‘Ministro’ da Educação, anunciou o retorno de uma disciplina que outrora permeava a grade curricular dos estudantes do Brasil: trata-se de Moral e Cívica.

“Educação moral e cívica foi uma matéria de ensino obrigatório no Brasil criada durante o governo de Getúlio Vargas e que visava ensinar aos estudantes valores morais e cívicos. Com a crescente bolsonarista encontrará terreno sólido para retornar e encaixar conduta de homens e mulheres em um país desmoralizado e repleto de drogados”, disparou Madrogo.

No entanto, em medida polêmica, anunciou a extinção definitiva de filosofia, sociologia e história, tradicionalmente servis da esquerda marxista nacional. E tratou de justificar cada uma.

“É uma questão de coerência extirpar o ensino de história das escolas. Nosso slogan é ‘ordem e progresso’ e temos que olhar para frente! Aprendi mais história lendo a Turma da Mônica do que nos livros e com professores petistas! Filosofia e sociologia ninguém entende nada, é inútil e um zoológico de professores excêntricos”, alinhavou.

lala

Comentários

comentários

URL curta: http://www.diariopernambucano.com.br/?p=22827

Publicado por em 16 setembro 2016. Arquivado em Brasil, Destaques, Educação, Últimas. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

63 Comentários para “Ministro da Educação anuncia retorno de moral e cívica e extinção de filosofia, sociologia e história nas escolas”

  1. Laerton Guerra

    ao contrário do q se falou, o ensino medio nao é somente voltado ao ensino profissional. Se quiser falar sobre os conteudos e diretrizes do ensino vamos ler a ldb, primeiramente. obg

  2. Tiago

    Os políticos do país esquece que é o povo que sustenta eles e o povo esquece que sustenta os politicos.Deveriam ganhar um salário mínimo e ser obrigado que sua família use todos os serviços publicos para dar exemplo aos brasileiros desse país ai eu queria ver.Esses políticos estão falindo, destruindo e acabando com o país é o povo não acorda .quer economizar Salário mínimo para todos os políticos do Brasil e quem roubou faz devolver o que tirou do povo brasileiro

  3. ILVIS PONCIANO A. LIMA

    Geeente, isso só pode ser piada de mau gosto.

  4. MARY LUCY DAL BOSCO CARLETTO

    A piada real do boçal ministro da educação (assim, minusculo mesmo) não está longe da piada do jornal.

  5. Katia Priscila Gawriliuk

    Nem ele deve ter ensino superior..afinal , segundo ele, só lê turma da monica, … iletrado..ignorante e claramente incompetente..continua a sustentar a política de q as massas devem continuar ignorantes para q plantas como ele continuem a mamar nas terás do governo. O certo seria a classe de filósofos e cientistas sociais deste país ignorante se unirem e abrirem um processo contra o governo. Além de tudo ele se mostrou extremamente preconceituoso e discriminatório. ..o q infringe leis. Processo nele!!!!!!

  6. Eduardo

    Vivaaaa!!!! Finalmente um ministro da educação que fará o que tem que ser feito!!!!

  7. Olivier

    Só sendo Madrogo mesmo! Parece nome de Personagem de filme de terror. Deve ser muito mal resolvido. Ignorante, alienado ou doente? É óbvio que isso ñ vai acontecer, ñ há lógica que sustente uma proposta desse nível.

  8. Regina

    Hahahaha… que piada…

  9. Evandro Cardoso

    Não precisa extirpar a história, basta reescrever a história de forma verdadeira!
    Ex: em 64, não foi golpe militar e sim, intervenção militar constitucional!
    Educação Moral e Cívica tem q voltar!
    Filosofia e Sociologia e encher linguiça!

    • 1-Em 1964, houve um golpe civil-militar, no qual fantoches de fardas e empresários corruptos se apossaram das riquezas do Brasil. Depois,
      se passaram por “patriotas”. Na verdade esses generais ridículos não passavam de moleques de recados dos USA;

      2-Educaçao moral e cívica sempre foi, e sempre será inútil.

      3-Só uma mula diz que filosofia e sociologia não tem valor.

  10. Esse senhor que se diz Ministro da Educação acha que vai sobreviver e que a sua cúpula vai fazer um retrocesso nas nossas escolas? 0s brasileiros foram vítimas de um golpe, mas não são imbecis a ponto de aceitarem a ditadura novamente. É

  11. Ivan Reis

    Tem gente concordando com essa sandice porque não deve se lembrar como foram suas aulas de Histórias – se é que teve!

    • Maria

      So quem conhece a verdade sobre a educação são aqueles que convivem com ela, o aluno esta chegando analfabeto no ensino médio, e agora vem dizer que os culpados são os professores de humanas, vão cobrar de quem deu aulas para estes alunos de matemática e português durante todo o ensino fundamental.

      • valkiria

        Cuidado!!!!!
        Professores do ensino fundamental muitas e muitas vezes são obrigados a aprovar alunos sem um mínimo de condições. O ensino fundamental está em crise a tempos, falta de estrutura, salas super lotadas, indisciplina, negligência por parte da família e do estado. Basta se informar um pouco sobre o assunto.

      • Rose

        A Educação está ligada a mais fatores que simplesmente o ambiente escolar, claro, este é importantíssimo, ter condições dignas de materiais, espaço, professores que tenham condições de se atualizar, um planejamento pedagógico e um plano de Educação coerentes, abrangentes, isso tudo é importante. Mas enquanto os alunos vierem de realidades violentas, de realidades que não se consegue perceber o outro, respeitá-lo, onde não veja o saber como algo que tenha relevância para o desenvolvimento de sia vida, onde até o professor seja visto como alguém de baixa importância, um sujeito mal pago, desrespeitado pelo Estado, enquanto essa for a realidade será bem difícil o processo educacional de cada aluno, mesmo com todo esforço de cada professor. E cada aluno está mergulhado nesta realidade em intensidades diferentes, alguns um pouco menos, outros insanamente mergulhados nesta cruel realidade, por isso percebemos algumas pequenas diferenças.

  12. O que define o homem é o seu caráter não o que ele usa como forma de escape seja o álcool ou o que quer que seja, cada um responde pelos seus atos. Se você não entende uma filosofia ou outras coisas, é porque não é sua área, por isso uns estudam exatas e outros humanas, existe a multiplicidade, interdisciplinariedade, transitar por outros territórios, por isso a faculdade das coisas se dividem, para serem estudadas por diferentes pessoas de diferentes universos e diferentes sentidos e opiniões. Assim como uma arte é sentida diferentemente por diversas pessoas, assim são as coisas, não se pode generalizar.

  13. Guilherme jathan

    Kkkkkkkkkkkkkkk Diário de Pernambuco é blogue de zoeira pura. Só entrar no site deles. Não precisa acreditar em mimkkkkkk. O povo tem q ir até a fonte da notícia antes de sair passando uma informação para frente,

  14. Carlos

    Eu acredito sim, pois se trata de pessoa de inteligência limitada, como grande parte dos políticos brasileiros.
    E ignorante pois a filosofia é a “mãe” das ciências e base para a crítica reflexiva, assim como sociologia e história são ciências assim como as ciências naturais ou exatas.

  15. Alexandre

    Voltamos a antiga ditadura, para esse “des”governo é mais fácil de governar sobre pessoas ignorantes decoradoras de hinos ou códigos do seres pensantes, pois ainda é recente o ensino de Filosofia e Sociologia, basta vermos a falta que ainda faz a psicologia que també foi estirpada do curriculo, nosso país é recordista em uso de psicoagentes nas séries iniciais, sem referencia o país está produzindo doentes sociais. Esperança de que este país melhore já não tenho mais

  16. JOAQUIM DOS SANTOS FILHO

    Uma noticia incomoda muita gente…duas noticias incomoda muito mais e três……………………………………………………………………………………………….. nossa bandeira não tem a cor vermelha.

  17. Sou professora e sei bem como o ensino está hoje. Os alunos não sabem nem o que é moral e cívica. Na minha época éramos obrigados a saber todos os hinos e o porquê deles, além da postura e respeito na hora do Hino.outro assunto que pode soar fútil, mas eu tenho convicção da importância de ser abordado, é o uso do uniforme, pois o desrespeito já começa aí, e o governo não quer que obrigar o uso dele, principalmente as meninas estão sem noção das roupas que vão para a escola. Isso para mim é o cúmulo, pois a partir daí surgem.outros problemas no dia a dia que temos que enfrentar na escola. Por esses e outros motivos sou a favor de voltar a matéria Moral e Cívica mas sem retirar História, Filosofia e Sociologia, pois.uma está atrelada a outra.

    • Rose

      OSPB volta também?

      O povo vota sem saber nem qual a função de cada cargo. Ficam todas as matérias, volta OSPB, para quem não lembra: Organização Social Política Brasileira.

  18. Marcio

    Creio que parte do que foi ali relatado não é de fato verdadeiro, mas sou educador, e acredito que um projeto como esse visa a alienação completa do povo brasileiro.

  19. Marcos Pinto

    Uma coisa não exclui a outra: o problema não é ter filosofia, sociologia e história( especialmente, HISTÓRIA: como é poderiam pretender ensinar “moral e cívica” SEM isso? )no currículo escolar.
    TEM que se abordar isso e, sistematicamente faze-lo – o problema é se ter abordado isso sob as diretrizes de UMA ideologia( por mais estúpida que seja )e se ter abolido abordagem moral e cívica; virou um vale-tudo e o reino do “nenhum de nós tem culpa ou responsabilidade por nada, já que é tudo culpa dos… OUTROS” .
    Enfim, não dá para se ensinar NADA sem aplicar isso, uma abordagem ética, moral e cívica.

  20. Luiz Humberto lira dos anjos

    Muito bom , vamos restaurar a ordem

  21. Almira Ribeiro

    Meu Deus, que representante é esse? Como negar o conhecimento da História, da Filosofia e da Sociologia? Pois saiba Senhor Ministro que a minha vida mudou, estudando e conhecendo a filosofia de Aristóteles e Platão, A fé e a razão de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
    Senhor Ministro, a deficiência dos alunos está na falta de leituras, na ausência da família, na ausência do Estado, na falta de políticas públicas de moradias, de saúde, de educação e de laser.
    A escola trabalha com as questões éticas, nas salas de aula, sim. Com uma clientela que vivência, diariamente, a corrupção com o dinheiro público e com o dinheiro fácil através do mundo das drogas.
    Como o Senhor ver, a essência dos problemas brasileiro não estão na disciplina A ou B. Está na falta de moralidade e seriedade dos nossos representantes em ajudar aos jovens construírem suas vidas pautadas, na busca da sua autonomia, no respeito e na dignidade humana. Aliás, aprendi esses conhecimentos, para minha vida, na leitura em Aristóteles.
    Que representante é esse?

  22. Ednaldo

    Senhores,
    Eu estou perplexo com tamanha aberração por parte de um ministro da Educação. Será mesmo que a exclusão das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História em detrimento da restauração da Moral e cívica irá resolver o problema de nossa educação? Se assim o fosse, por que que há tantos políticos corruptos, inclusíve os que passaram por estas disciplinas de Moral e Cívica?

  23. Eleida

    Que tempo chegamos. Como esse senhor se chama mesmo???? Ministro totalmente s em noção.
    Querendo criar uma sociedade alienada assim como ele. E tem um monte de gente aplaudindo.

  24. Chico Bento

    Conselho para Mondrongo Fio: PAU…lo Freire nele!!!!

  25. […] pretende fazer o ministro da educação de Michel Temer, Madrogo Filho,  conforme reportagem do Diário Pernambucano, é completamente incoerente. Ele pretende enxugar o Ensino Médio, tirando da grade curricular […]

  26. Rene Gonçalves

    Não entendi bem, o Madrogo Filho. Primeiramente; o ministro da educação é José Mendonça Filho o mesmo da foto acima.
    Li sobre o Projeto Escola Sem Partido e tem pontos coerentes; exe:- Sem partido a meu entender e se assim for, é ensinar de forma imparcial todos sistemas socioeconômicos. Não é não ensinar.
    Educação cívica? Isso a maioria dos brasileiros não a tem e se percebe isso no transito e/ou em qualquer espaço público. Então demorou…

  27. Carolina

    Era so o que nos faltava mesmo. Quero vê a população que foi a favor do impechman vai dizer.
    Isso é um nojo.

  28. roberto

    Bem, se for verdade, provavelmente serão os prof. Dessas outras disciplinas a ministrar as aulas de moral e civismo,,e adivinha qual será a aula de fato: Sociologia, consciência critica,,direitos sociais e esquerdismo, so paro se me exonerar. E olhe la…kkkk

  29. Wilson Neto

    Quando ocorreu a restrição das matérias sociologia, filosofia e história foram em momentos em que a população estava proibida de pensar, ou seja, momentos de ditadura e repressão. Inclusive, educação moral e cívica é fruto do governo Vargas (DITADURA)

  30. Lucio Silva de Souza

    Sabe o que eu acho dessa lei?
    Pura severgonhosa,o país aí se acabando pela corrupção e ele vem tentar mudar a educação,tem que mudar e esses políticos que rouba e fica em liberdade,precisamos senhor ministro e de pessoas preparadas que honre nosso BRASIL,não é culpa de Dilma ou PT não,todos esses partidos e diversos políticos se envolvem nessa safadeza.
    Mudar a educação pra que mesmo?

  31. Paulo Martins

    eu queria saber qual a opinião do professor de História, e aliado da direita, Marco Antonio Villa ?

  32. RODRIGO MELLO

    Esse cara nem sabe o que diz, nem o que faz, é um vagabundo!

  33. Mastroyane Alves Lima de Azevedo

    Otávio Cardoso. Seu próprio sobrenome já vem carregado de passado danoso ao Brasil. Deve ser com certeza de um afeminado preconceituoso. #Vai pra m….verme!!!!

  34. Armando Martins

    Me pergunto, quem irá administrar a disciplina EMC? Resposta: os professores de Historia, Filosofia, Sociologia.

  35. Christine

    Vergonha o nosso secretário e governantes pensarem assim.
    É mais fácil pão e circo do que formar pessoas pensantes, formadores de opinião.
    Será um caos a extinção dessas disciplinas.

  36. Esse verme asqueroso que por azar nosso e pernambucano, estudou em Escola Particular, nunca deve ter aberto um livro sequer, pois no tempo dele a filosofia era papai pagou passou, porisso pretende acabar com o Ensino Medio. Tirar essas tres disciplinas para incluir Moral e Civica que ele.nao sabe nem o que e porque moral nao tem e civismo muito menos.Esta na hora de nos unirmos e dar um fora Mendonça. Volta pro teu puleiro no Congresso pra aguardar as proxinas eleiçoes, comprar voto como sempre fez e se for eleito ( tenho) minhas duvidas, porque o Gigante acordou e nào vai aceitar vender voto. Ele poderia ate colocat outras disciplinas no Ensino Medio ate ciencias ocultas, mas tirar esses tres disciplinas tenha do mente de ameba. Tire e pague pra ver o que acontece.

  37. Pra essa coisa que se diz Ministro da Educaçao esclateço que no Ensino Medio nunca houve Educaçao Mora e Civica, em alguns cursos universitarios sim, que foiuma forma de encher a grade curricular no tempodo ” golpe” militar, ninguem era reprovado nessa disciplina. Eu fui desse tempo. Ele quer acabar o Ensino Medio fique a vontade. Afinal estamos no BRASIL, terra de ninguem.

  38. Angelita Cruz

    kkkkkkkk Não se preocupem .
    Isso é falta do que fazer e o tiro pode sair pela culatra.
    Me apaixonei por história estudando Educação Moral e Civica e OSPB nos anos 80 .Lei da mordaça é balela,pode calar nossas bocas em sala de aula mas fora dela quem nos impedirá?Que venha o que vier estaremos prontos a combater qualquer mal com a sabedoria com que lidamos com todas as adversidades da rotina de um professor.

  39. Carlos Patrício

    Estas afirmações estão ao nível de quem confessa publicamente que aprendeu mais História com a Turma da Mônica do que na escola e declara, solene e perentoriamente, do alto da sua ignorância, que Filosofia e Sociologia são inúteis.
    No ensino médio, História e Filosofia são elementos fundamentais na formação dos jovens, quer em termos de afirmação identitária, quer em termos de desenvolvimento intelectual, quer em termos de compreensão do complicado mundo em que estamos inseridos.
    A ser verdade, acho uma decisão profundamente errada e de consequências imprevisíveis a vários níveis.

  40. ANTONIO A FERRREIRA

    MORAL E CIVICA SIM, MAS ACABAR COM HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA? E ESTES PROFESSORES DESTAS 3 MATÉRIAS FICARÃO DESEMPREGADOS OU PASSARÃO A DAR AULAS DE MORAL E CÍVICA ? VEJA BEM, NÃO PODE ARRUMAR MAIS DESEMPREGO E EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL.

  41. José Carlos de Oliveira Neto

    Quem é essa Besta Quadrada? É inacreditável uma imbecilidade dessas. Atenção professores mais do que nunca temos que nos unir, arregaçar as mangas contra esses tipos de burocratas inúteis….

  42. Marcos André

    Isso deve ser mentira

  43. Prof.Mario Ferreira

    Pode voltar as duas,pois são muito importante desde que não retire nenhuma,so tirar uma aula de matemática e uma de português. Pronto está solucionado os problemas.

  44. Francisco

    Esse ministro deve ta brincando com os brasileiro não. E Dessa forma. Que. Vai mudar Educação. Neste país

  45. Cristiane Oliveira

    Estamos diante de um declarado golpe de estado. O retorno de disciplinas que serviram aos ditadores para dar embasamento político para a restrinção dos direitos individuais é um absurdo! Eliminar disciplinas que fazem as pessoas pensarem é o próximo passo de um governo golpista, de um ministro totalmente leigo quando o assunto é educação. Afinal para quê saber sua história? Eles querem que o povo esqueça golpe!

  46. Esther

    Ja acaba de uma vez com o Ensino no Brasil! Meu que país é esse com tantos dirigentes bossais!

  47. AUREA ALENCAR

    Este cidadão é o MADROGO do HARRY POTTER?
    AVADAKDAVA nele.

    Isso é completamente reacionário, educação não é uma questão de briga de partido político e sim uma questão de cultura.
    Pobre da família deste cidadão e culpa de quem votou nessa pessoa sem cultura e despreparada para ocupar um dos cargos mais importantes deste país.
    Pobre de nós……………………..

  48. MARIA DE LOURDES

    MORAL E CÍVICA TINHA QUE COMEÇAR É COM ESTA VELHARIA NO SENADO CONGRESSO, STF, PF,MP e etc…….

  49. Renato

    Quem é esse cara aí?? Madrogo Filho?? Mininstro de Onde???

  50. Renato

    O jornal ta Louco….

  51. decepção

    Meu Deus, tudo virou de cabeça para baixo, tive lendo sobre as mudanças da reforma do ensino médio e encontro esta matéria, meu Deus tudo virou mesmo, minha formação o que faço, meto no bolso?

  52. decepção

    Perca para os professores e alunos, pois pode contratar professores sem formação específica nem ao menos nível superior, meu Deus, tantas lutas e algumas conquistas e mais esta, regressão, como querem que alunos com 14 anos sejam maduros o suficientes para escolherem a disciplina a cursar, tenha essa aproximação com as específicas de sua futura profissão se nem os professores, meu Deus, não precisam ter nível superior, apenas “saber notório”, voltarmos aos tempos da ditadura, isso sim que da para perceber esse joguinho, pois o saber mais amplo, abrangente, é muito importante, isso vai delimitar os saberes, e outra coisa a maioria das pessoas entram na faculdade nem sabem se é aquilo que realmente querem imaginem no ensino médio, e aí ficam penalizados, ainda dizem que o conhecimento é para vida, eu discordo plenamente, vamos ver se o ideb vai aumentar; e se estamos formando apenas para o mercado de trabalho, pois ter uma visão do todo é importante. Não acredito na sobrecarga de disciplinas como o problema, pois dou um duro danado assim como milhões de mães, só para meus filhos estudarem não fazem nada, e ainda não dão conta dos estudos, isso é coisa de preguiçosos isso sim, cada vez mais o Brasil analfabetos, para montarem em cima, enquanto isso os filhos de vocês nas melhores escolas, duvido os filhos de vocês estudarem em uma escola que o professor tem “saber notório”, como disseram em uma entrevista, francamente, meu Deus, já estou preocupada com meu filho, pois vou pedi-lo se puder para pegar o máximo de disciplinas que a escola permitir, pois não sei o que ele quer seguir e nem ele, todas as disciplinas são importantes, e se puder ir além melhor, é o que está faltando para os políticos e chupa cabras…..

  53. As crianças de hoje em dia,se não tiver (ou se não tivessem) aula de História,não seberiam quem foi Getúlio Vargas,então pra eles apenas seria alguém que criou uma matéria…
    Por favor,sejamos mais coerentes,pois EDUCAÇÃO se ensina em casa,se é um bom pai ou responsável,ensinara como ser um bom cidadão que saiba usar e dar sua moral e ética…

  54. Valdimar

    Não vejo, motivo para extirpar historia, filosofia e sociologia, para muitos ignorantes essas matéria não tem valor, pois, tem preguiça de pensar, questionar e saber da sua historia para construir o futuro, outra coisa, apoio a volta de EMC e OSPB é importante saber sobre respeitar nossa pátria.

Deixe uma Resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Siga-nos no Twitter

Curta-nos no Facebook

Confira nosso canal no Youtube

Últimas Notícias

Imagens

Fazer login | Desenvolvido por RackTheme