Diario Pernambucano – Falsiê, mas sem farsas.

Beco do Mijo, em Olinda, será tombado pelo Iphan

Apesar da perda do título de patrimônio pela Unesco, Olinda continua a encantar a humanidade e pode ganhar mais um título inédito. Na última sexta-feira, a Prefeitura da cidade anunciou que o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan – já iniciou os estudos que objetivam o tombamento do Beco do Mijo. A localidade é considerada o banheiro público a céu aberto mais antigo da América Latina ainda em pleno funcionamento.

beco-do-mijo-olinda-patrimonio-da-humanidade

Ao ser indagado sobre os motivos que justificariam o tombamento, o historiador do Iphan, Walter Cavalcanti, afirmou: “O Beco do Mijo é parte do patrimônio líquido e imaterial de Olinda. Quem nunca durante o Carnaval – ou mesmo fora dele – se aliviou no local não passou pela verdadeira experiência olindense. O Beco é considerado memória afetiva e olfativa da cidade”.

Para o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), a notícia é resultado de conquistas, para o turismo e para a população local. “É um reconhecimento público da importância de nossa gestão política, focada na preservação da cultura popular”, declarou o irmão do presidente do Senado. “Esperamos que logo mais outras localidades entrem para listas de becos de mijo tombados, já que a cultura de urinar na rua é parte do imaginário olindense. Como, por exemplo, a escadaria próxima ao observatório da Praça da Sé, onde se encontra a nascente do Rio Mijaribe. Precisamos salvaguardar este patrimônio para que as próximas gerações não o percam por conta de uma mera birra da Unesco”.

lala

Comentários

comentários

URL curta: http://www.diariopernambucano.com.br/?p=22154

Publicado por em 14 setembro 2015. Arquivado em Cultura. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

1 Comentário para “Beco do Mijo, em Olinda, será tombado pelo Iphan”

  1. Lucas

    Voces chamam o povo de trouxa mesmo neh??? em vez de construir banheiros publicos de qualidade. botam as pessoas pra fazer suas nescessidades feito bicho na rua e ainda fazem isso parecer uma coisa louvavel????
    falta de vergonha na cara! parabens pra vcs!!

Deixe uma Resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Siga-nos no Twitter

Curta-nos no Facebook

Confira nosso canal no Youtube

Últimas Notícias

Imagens

Fazer login | Desenvolvido por RackTheme