Diario Pernambucano – Falsiê, mas sem farsas.

Após hipervalorizar frevo, Faustão substituirá Chico Science em homenagem do Galo da Madrugada

12283330_10203681231350952_270242604_n

Frevo do Faustão é o mesmo do cotidiano no Recife.

Após ser hipervalorizado no quadro Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão, o frevo ganhou positiva publicidade nacional. A comoção foi tamanha, que o apresentador teve que pedir desculpas às outras emissoras pelo esmagador pico de audiência.

Pernambucanos criticaram duramente a execução da desajeitada dança e das músicas descontextuais, além dos esdrúxulos comentários dos jurados. A historiadora Marilena Catilina afirmou que o jurado presente mais preparado para julgar a dança pernambucana era o jogador Kaká. Segundo Catilina, há muita hipocrisia envolvida nos “defensores da cultura” de ocasião. “De repente, o cidadão pernambucano, que jamais dança e escuta frevo, vira ferrenho crítico da cultura local”, afirmou.

Aproveitando o momento de euforia e possibilidade de merchandising, o Governo de Pernambuco, via Secretaria de Cultura, lançou nota afirmando que o homenageado no Galo da Madrugada em 2016 será Fausto Silva. O tributo que seria rendido a Chico Science no Galo do ano que vem será postergado para 2017, caso o plano de homenagem a Wesley Safadão não seja concretizado.

Informações dão conta de que esse será o primeiro galo equipado com sistema de som. Ficará ligado 24h por dia e reproduzirá os principais chavões de Faustão em plena Ponte Duarte Coelho.

Segundo o sociólogo Silvério Nóbrega-Brennand-Suassuna, essa homenagem é de suma importância para que o frevo deixe de ser refém do carnaval. “O frevo em Pernambuco está em pé de igualdade com o Loló*: utilizamos, de fato, uma vez por ano ou em situações casuais”, provocou.

*Substância de caráter toxomaníaco, largamente utilizada nas festividades carnavalescas locais. A versão mais sofisticada é o lança-perfume. Em último caso, pode-se recorrer ao tricloroetileno ou à benzina. 

lala

Comentários

comentários

URL curta: http://www.diariopernambucano.com.br/?p=22426

Publicado por em 24 novembro 2015. Arquivado em Brasil, Cultura. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

Deixe uma Resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Siga-nos no Twitter

Curta-nos no Facebook

Confira nosso canal no Youtube

Últimas Notícias

Imagens

Fazer login | Desenvolvido por RackTheme