Diario Pernambucano – Falsiê, mas sem farsas.

Antropologia: é cult torcer para o América

Você escuta Tecnobrega tocado por bandas como Faringes da Paixão e Tanga de Sereia? Você incorporou o espírito melobrega do Recife e chora ao ouvir as músicas do Mombojó e Volver? Seus óculos, maiores que a sua cara, têm uma armação retrô de acrílico preto? Tens frequentado o Mercado da Boa vista, mas não gostas de sarapatel e nem de cana com limão? Então você é um potencial torcedor do América-PE .

É o que afirma a pesquisa realizada por antropólogos informais da UFPE. Esses especialistas em comportamento, são unânimes em afirmar que a opção de torcer para o alviverde da Estrada do Arraial tornou-se uma postura cult. Vale salientar que o esforço de pesquisa foi realizado apenas no universo da UFPE.

“O futebol representa a alienação das massas e diminui o poder de crítica. Os times massificados não atendem as demandas de pessoas que gostam de futebol e ao mesmo tempo têm poder de questionamento. Por não ser um antro de discussões frequentes e de paixões desenfreados, como os 3 grandes alienantes da capital, resolvi torcer para o time que está fora dessa pobreza de espírito: o lendário América”, afirma Waldir Souza Ramos, estudante do terceiro período de Ciências Sociais.

Antes de ter conquistado heroica e sortudamente a honra de permanecer mais um ano na elite do futebol pernambucano, o clube é dono da alcunha de “campeão do centenário” (poucos sabem o porquê) e de feitos até então nunca alcançados por seus rivais, como por exemplo, o de ter mais títulos estaduais do que o seu antigo arquirrival, o Sport. O América também é conhecido por ser o segundo time da maioria dos pernambucanos que não são paraibacas torcem para os times do Sudeste.

Estima-se que menos de 10% da população recifense tenha conhecimento das conquistas do glorioso periquito. Assim, trata-se de um público muito menor e mais seleto do que o dos admiradores de Mombojó ou até mesmo dos frequentadores de festas como Fogo na Shana, Guaiamun Treloso e Rec-Beat. Ainda segundo a pesquisa, torcedores reais do América são realmente raros de se encontrar. Então, não se engane com as camisas retrôs que andam rolando por ai.

lala

Comentários

comentários

URL curta: http://www.diariopernambucano.com.br/?p=1038

Publicado por em 4 julho 2011. Arquivado em Cultura, Esportes, Gente, Mauritsstad, Náutico, Santa Cruz, Sport. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta, ou trackbacks a esta entrada

13 Comentários para “Antropologia: é cult torcer para o América”

  1. eucariontes

    putz, ontem assisti a pelada da seleção ao lado de um cara com a camisa do america. hahahahaha

  2. suzanna

    Gostaria de saber qual a definição de "antropólogos informais" e quanto a classificação de "especialistas em comportamento", afinal, ficou completamente obscuro qual seriam as fontes da sua matéria.

  3. Carlinhos CTG

    Acho que antropólogos informais são os maconheiros do centro de artes. #será?

  4. Roma

    po, sacanagem. eu torço para o américa desde pequeno. agora lascou foi tudo foi? (esse é o máx do "poder de questionamento" que me resta… já estou em regime de liberdade incondicional das grades da federal há algum tempo).

    ps: antropologos….

  5. kkkkkk…

    Sacanagem cara! Eu estou neste seleto grupo de 10% dos recifenses… e digo mais!!! Torço para o América e sempre vou aos jogos no Ademir Cunha ou nos demais estádios da próximo ao Grande Recife….

    Quem não conhece o América… o nosso Mequinha, acessa o blog ai!

    http://blogdomequinha.blogspot.com

    Histórias e atualidades do Campeão do Centenário!

    SAUDAÇÕES ESMERALDINAS!

  6. Websites you should visit…

    I really liked your blog, appreciate the great information….

  7. Great website…

    Muito interessante o seu blog, tem muita informação util aqui. Parabens!…

  8. Great website…

    Muito interessante o seu blog, tem muita informação util aqui. Parabens!…

Deixe uma Resposta

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Siga-nos no Twitter

Curta-nos no Facebook

Confira nosso canal no Youtube

Últimas Notícias

Imagens

Fazer login | Desenvolvido por RackTheme